Palestrantes da IX Secon

Pedro Jorge Ramos Vianna

Sócio fundador da Econometrix e da TPJ Economistas Associados, com 40 anos de experiência na área da Ciência Econômica. Foi Diretor do Sistema BEC/BANDECE. Foi chefe do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste-ETENE, do BNB. Foi Vice-Presidente da Associação de Bancos de Desenvolvimento - ABDE. Foi Professor Titular em Ciência Econômica da Universidade Federal do Ceará. Foi Professor Pesquisador do Seminar Für Allgemeine Betriebswirtschaftslehre, Beschaffung und Produktpolitik, e do Institut Für Finanzwissenschaft, ambos da Universidade de Colônia (Alemanha). Especialista nas áreas de Economia Internacional e Ciência Tributária.

 

José Sydrião de Alencar

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1980), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1999), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professor da área de Economia Internacional da Universidade de Fortaleza e membro do Escritório de Negócios da UNIFOR e exerceu as funções de Superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste -ETENE e Diretor de Gestão de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Presidente do Conselho Regional de Economia - CORECON-CE, Presidente do Sindicato dos Economistas do Ceará, membro do Conselho de Administração da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Pesquisador do IICA. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Economia do Meio Ambiente e Economia Internacional, atuando nos seguintes temas: economia internacional, economia regional, economia agrícola, ciência política, tecnologia, pobreza 3 comércio exterior.

Link do Lattes: lattes.cnpq.br/3937345094073667

 

Jair do Amaral Filho

Pós-Doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris XIII e Doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris XIII. Atualmente é Professor Visitante no Institut de Hautes Études de l'Amérique Latine-IHEAL - Université Sorbonne 3 (Paris), e Professor Titular em Desenvolvimento Econômico do Departamento de Teoria Econômica-DTE, da Universidade Federal do Ceará-UFC. É também professor e pesquisador do Centro de Pós-Graduação em Economia-CAEN da Universidade Federal do Ceará-UFC, Ex-Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA, "líder" do Grupo de Pesquisa "Região, Indústria e Competitividade-RIC" (UFC/CNPq) e membro da REDESIST. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Local e Regional, Economia Brasileira e Federalismo Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Nordeste, Ceará, desenvolvimento econômico, desenvolvimento local e regional, arranjos e sistemas produtivos locais, política econômica, federalismo fiscal e estado.

Link do Lattes: lattes.cnpq.br/4552942776697328

 

Rosalvo Ferreira Santos

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe na Graduação e do Mestrado Profissional de Economia, lecionando as disciplinas Economia Regional e Urbana e Desenvolvimento Rural Sustentável. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e regional, mercado de trabalho, política econômica e agricultura. Autor do livro "Supermercados: mudanças institucionais e as novas formas de abastecimento de frutas e verduras em Aracaju" (no prelo). Tem desenvolvido atividades de pesquisa e extensão na temática rural e no campo da economia solidária. É membro da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural e filiado ao Conselho Regional de Economia de Sergipe.

Link do Lattes: lattes.cnpq.br/3355519255300875

 

Niemeyer Almeida Filho

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (1979), Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (1985), Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Pós-doutorado pela FEA-USP, Departamento de Economia (2009). Foi pesquisador visitante da FAO em Santiago em 2008. Atualmente é professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Economia e do Programa de Relações Internacionais do mesmo instituto. Leciona disciplinas de graduação e pós-graduação no campo do Desenvolvimento Brasileiro, da Teorias de Desenvolvimento e da Economia Política Internacional pelo menos desde 1996. É lider dos grupos de pesquisa Desenvolvimento e Políticas Públicas; e do grupo Estudos do Desenvolvimento Dependente, ambos do CNPq, concentrando-se nas linhas de pesquisa de Desenvolvimento e Dependência, Desenvolvimento Brasileiro, e Políticas de Segurança Alimentar na América Latina. Bolsista do programa Cátedras do Desenvolvimento do IPEA - Patrono Ruy Mauro Marini, de 2009 a 2012. É membro da Rede de professores de Desenvolvimento Econômico do IPEA; membro da REDEAL - Rede de Pesquisa e Ensino sobre a América Latina; ex-Presidente da SEP - Sociedade Brasileira de Economia Política (2012-2016); vice-presidente para o Brasil da WAPE - World Association for Political Economy; membro da Direção da SEPLA - Sociedade Latino Americana de Economia Política e Pensamento Crítico.

 

Link do Lattes: lattes.cnpq.br/8004814998736610