Palestrantes da XII Semana de economia - "Economia Solidária e Sustentabilidade"

Tania Bacelar de Araujo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Frassinetti do Recife (1966), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1967), Diploma de Estudos Aprofundados - D.E.A. pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (1977) e doutorado em Economia Pública, Planejamento e organização do espaço pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (1979). Exerceu vários cargos públicos e atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, sendo também sócia da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento.
 

 

Ladislau Dowbor

Possui graduação em Economie Politique - Universite de Lausanne (1968), mestrado em Economia Social pela Escola Superior de Estatística e Planejamento (1974) e doutorado em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Estatística e Planejamento (1976). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Administração e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança tecnológica, economia dos recursos humanos, economia regional e urbana, planejamento educacional e economia internacional. Seus livros e artigos estão disponíveis no site http://dowbor.org ENGLISH: Degree in Economics of the University of Lausanne (Switzerland) in l968. Masters (1973) and Doctorate (1976) at the Central School of Planning and Statistics of Warsaw. Over forty books published, on basic problems of economic development as well as local and regional development planning in different countries. Coordination of several national and local development plans. A number of articles and technical reports on urban development, community participation, local information systems, and environmental issues.Recent publications mostly concern local development and management, as well as technical reports for Unicef, Habitat and others. Papers and books may be consulted at http://dowbor.org.

Link do Lattes: lattes.cnpq.br/8932283826603150

 

Airton Cardoso Cançado

Realizando Estágio Pós-doutoral na HEC Montreal. Doutor em Administração pela UFLA (2011), Mestre em Administração pela UFBA (2004) e graduado em Administração com Habilitação em Adm. de Cooperativas pela UFV (2003). Realizou Estágio Pós-doutoral em Administração pela EBAPE/FGV (2013). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e do Curso de Administração da UFT . Participa da Rede de Pesquisadores em Gestão Social - RGS e do Observatório Brasileiro do Cooperativismo. Bolsista de Programa Institucional Produtividade em Pesquisa da UFT, líder do Tema 11 - Interfaces entre Gestão Pública e Gestão Social da Divisão de Administração Pública da ANPAD. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Cooperativas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, cooperativismo e economia solidária.
 
 

Manoel Jorge Pinto da Franca

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2004). Coordenou a ONG Associação Cristã de Base ACB, é consultor ambiental trabalhando em EA indígenas e quilombolas e professor convidado lecionando em cursos de pós-graduação na Universidade Regional do Cariri URCA no Ceará, Faculdades Integradas de Patos FIP na Paraíba, AEDA - Autarquia Educacional do Araripe em Pernambuco. Atualmente coordena o Programa Água para Produção da Organização Barreira Amigos Solidários - OBAS, financiado pelo BNB Banco do Nordeste do Brasil. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agroflorestais, socioeconomia e comercialização solidária, mercados agroecológicos, organização e desenvolvimento comunitário, gestão agroambiental, tecnologias de convivência com o semiárido e agricultura familiar. Foi Conselheiro suplente do Conselho Consultivo da FLONA ARARIPE, Foi representante da Articulação do Semi-Árido Brasileiro ASA junto a CONAFLOR Comissão Coordenadora do Programa Nacional de Florestas (MMA) na cadeira designada para a representação do Bioma Caatinga. Fez parte da Coordenação do Fórum Cearense pela Vida no Semi-Árido e da Coordenação do Fórum Araripense de Prevenção e Combate a Desertificação. Foi membro da coordenação executiva nacional da Articulação do Semiárido Brasileiro ASA e representante da sociedade civil pelo Estado do Ceará na Comissão Nacional de Combate a Desertificação CNCD.