Palestrantes da X Semana de Economia da URCA  – "Celso Furtado e seu pensamento a serviço da continuidade de uma “construção interrompida”"

 

Ricardo Alberto Bielschowsky

Professor de Economia na UFRJ desde 1975. Licenciado para trabalhar na CEPAL (ONU) de 1991 a 2011, quando regressou ao Instituto de Economia da UFRJ, como Professor Adjunto. Bacharel (UFRJ, 1972), mestre (UnB, 1975) e doutor (University of Leicester, Inglaterra, 1985) em economia. Possui cerca de 50 trabalhos publicados, nas seguintes especialidades: desenvolvimento econômico, pensamento econômico, economias brasileira e latino-americana, transformação produtiva, investimento e tecnologia. Seus livros mais conhecidos são Pensamento Econômico Brasileiro - o ciclo ideológico do desenvolvimentismo (Contraponto, várias edições) e Cinquenta Anos de Pensamento na CEPAL (Record, 2000). Tem ministrado cursos nas disciplinas Economia Brasileira e Desenvolvimento da América Latina, na graduação e na pós graduação.
 
 

Fernanda Ferrário de Carvalho

 
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: sudene, desenvolvimento regional, planejamento, nordeste e recife.
 
 

Jose Sydriao de Alencar Junior

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1980), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1999), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professor da área de Economia Internacional da Universidade de Fortaleza e membro do Escritório de Negócios da UNIFOR e exerceu as funções de Superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste -ETENE e Diretor de Gestão de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Presidente do Conselho Regional de Economia - CORECON-CE, Presidente do Sindicato dos Economistas do Ceará, membro do Conselho de Administração da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Pesquisador do IICA. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Economia do Meio Ambiente e Economia Internacional, atuando nos seguintes temas: economia internacional, economia regional, economia agrícola, ciência política, tecnologia, pobreza 3 comércio exterior.

Link do Lattes: lattes.cnpq.br/3937345094073667

Nelson Rosas Ribeiro

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1973); possui DEA pela universidade de Paris X (Nanterre) e doutorado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa (1989). Atualmente é professor aposentado pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria marxiana, economia brasileira, ciclo econômico, globalização e contas nacionais. Atualmente aposentado pela Universidade Federal da Paraíba. Continua exercendo a função de professor como Professor Voluntário desta universidade. 
 

Link do Lattes: https://lattes.cnpq.br/4149685568999667

William Eufrasio Nunes Pereira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1994), especialização em Gestão dos Recursos Humanos pela UFRN (2003) ), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela UFRN (2008). Bacharelando em direito pela UFRN. Atualmente é professor Associado do Departamento de economia e vice-coordenador do programa de Mestrado em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sócio-econômico, macroeconomia, economia do trabalho, economia regional. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade - GEPETIS. Participa do Grupo de Estudos em Economia Política do Desenvolvimento - GEEPD, do Núcleo de Análise Econômica Multissetorial, estratégica e conjuntural - NEMEC, e do Grupo Estudos em Desenvolvimento - GEDE. Editor da Revista Eletrônica de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.